1.1.
Marketing de Serviços
Cada vez mais
os serviços são alvo da procura dos consumidores, mesmo em organizações que ofertam produtos. Os
serviços prestados tornam-se um diferencial competitivo que as organizações
podem usar a seu favor. Cobra (1992, p.
site no google
loja no google
seo loja virtual
criar mini site
style="font-size: 7pt; font-stretch: normal; font-variant-numeric: normal; line-height: normal;"> diz “o serviço ao cliente é a execução de todos os meios possíveis de dar satisfação ao consumidor por algo que ele adquiriu”. Assim, o serviço ao cliente acaba fazendo parte do marketing organizacional, uma vez que o serviço se agrega ao produto e é como uma extensão deste.
loja no google
seo loja virtual
criar mini site
style="font-size: 7pt; font-stretch: normal; font-variant-numeric: normal; line-height: normal;"> diz “o serviço ao cliente é a execução de todos os meios possíveis de dar satisfação ao consumidor por algo que ele adquiriu”. Assim, o serviço ao cliente acaba fazendo parte do marketing organizacional, uma vez que o serviço se agrega ao produto e é como uma extensão deste.
Ainda segundo
Cobra (1992, p. 373) “[...] a preocupação básica de produtos e serviços é
compatibilizar a fabricação com a satisfação das necessidades e desejos dos
consumidores” Sarquis (2009, p. 3) define quatro características básicas do
serviço: intangibilidade; inseparabilidade; variabilidade; e perecibilidade:
·
Intangibilidade: o serviço não pode ser visto,
sentido, ouvido, cheirado ou degustado;
·
Inseparabilidade: o serviço é geralmente
produzido e consumido simultaneamente, requerendo a participação do cliente e
eventualmente a de outros clientes (em conjunto) no ambiente de serviços da organização;
·
Variabilidade: o serviço depende de quem,
quando e onde é executado, o que torna variável o desempenho da qualidade e
produtividade;
·
Perecibilidade: o serviço não pode ser
estocado, o que dificulta a gestão dos recursos organizacionais e o equilíbrio
entre a demanda e a capacidade de atendimento.
Normalmente, as
organizações oferecem serviços juntamente com os produtos, tornando a
“visualização” desse serviço um tanto quanto difícil. Sarquis (2009, p. 2)
entende que:
O
serviço pode ser entendido, enquanto produto, como um ato, atividade, ação,
esforço, atuação, desempenho ou processo, de natureza predominantemente
intangível, que é oferecido à venda, na forma de um pacote de benefícios, sem
resultar na propriedade de algo, com o propósito de satisfazer necessidades, e
que envolve geralmente algum tipo de interação entre o prestador de serviço e o
cliente.
O mercado de
serviços possui algumas características que influenciam a competição no setor,
bem como as estratégias que estas organizações usam. Segundo Sarquis (2009,
p.5), existem algumas características relevantes, são elas:
Facilidade
para introdução de serviços – as inovações nos serviços não são patenteáveis e requerem baixo
investimento de capital; limitação da economia de escala – a ausência de
estoque e a necessidade de customização dos serviços limitam as possibilidades
de produção e distribuição em escala pelas organizações; elevado nível de
flutuação da demanda – a oscilação acentuada da demanda provoca a necessidade
de ajustes freqüentes na capacidade de atendimento da organização; reduzido
poder de barganha nas compras – o porte pequeno da maioria das organizações do
setor limita o poder de negociação com os fornecedores; existência de muitas
empresas marginais – a presença freqüente de organizações que operam com lucros
reduzidos (ou sem o conhecimento adequado de seus custos) cria dificuldades
para os competidores e limita os investimentos no setor.
vestido de noivapet shop
clinica de estetica
disk agua
fretes
Curso de energia solar online
Como passar na oab
sutia adesivo bare lifts
masturbadores masculinos
Nenhum comentário:
Postar um comentário